sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pergunta 4 - Resposta

Em todas as competições esportivas, o uso de uniformes além de servirem para identificar os oponentes, também servem para criar uma identidade visual que em sua maioria, quando se trata de competições entre nações, revelam aspectos da nacionalidade, coisas ligadas a pátria, sua história etc.
Algumas seleções a vezes até por motivos históricos entre outros, adotam cores diferentes daquelas que atualmente são usadas como nacionais ou melhor, as cores que estão presentes em sua bandeira nacional.
Vamos citar alguns:

A Itália usa o azul numa referência histórica ao brasão da casa dos Savoias, época do império.
A Holanda usa o laranja em homenagem a Guilherme I também chamado de Príncipe Orange (laranja em inglês).
A Austrália usa o verde e amarelo numa referência as cores de uma planta que é o símbolo nacional, chamada por lá de “wattle”, que conhecemos como acácia.
O Japão usa o azul que é a cor predominante do brasão de sua federação (alguns historiadores julgam o uso desta cor como uma superstição).

A Alemanha usa o branco que foi adotada igualmente à época do Império.
Estas são as seleções mais lembradas quando o assunto é a cor do uniforme. Outras tantas tem a mesma situação e adotam cores diferentes de sua bandeira nacional, mas isso pode ficar para uma pesquisa posterior.


Resposta:

Alemanha(preto e branco), cores do império, Itália(azul), realeza, Holanda(laranja), Dinastia Orange, Japão(azul), cores da federação e Austrália (verde e amarelo), planta wattle.
(179 caracteres)

Não houve ganhador nesta pergunta.