domingo, 25 de setembro de 2011

Etapa Futebol I - Pergunta 8

Pergunta 8:
Qual é meu nome?
Qual é meu apelido?
De quantas copas participei?

Dicas:
1) Um desses tem ligação com a minha carreira.

2) Num período de 2 anos, ganhei 9 títulos importantes.

3) Já fui capa de revista especializada.

4) Ao longo dos caminhos da minha infância, sempre haviam "mariquinhas" para serem vistas e apreciadas.

5) Céu e paz tem haver com a minha primeira profissão.

6) Existe um campeonato com o meu apelido.

7) Já fiz gol, e o mais importante da minha vida definiu uma final de Copa do Mundo.

8) Dica 8: Sou um dos responsáveis por ter revelado o "Rei das Pedaladas".

Estamos falando de um ídolo do futebol brasileiro, que dispensa maiores comentários - "Zito" nosso eterno "Gerente".
Começou jogando futebol sem bola, como assim!? Jogava com qualquer coisa que tivesse a forma de bola, mesmo que fôsse uma pedra. Era a infância em Roseira, cidade do Vale do Paraíba em SP, cujo nome deriva das várias espécies de flores que ornamentam as ruas e aceiros, sendo uma "rozinha vermelha", também chamada "mariquinha", a que deu origem ao nome desta cidade.
Sempre era ele quem organizava as partidas, e até descolava um caminhão para levar a turma de um lado para outro.

A fase profissional teve início no Esporte Clube Taubaté, conhecido como Burro da Central (o mascote do time é um burro), e foi o único período que vestiu o Azul e Branco (céu e paz). Depois só o alvi-negro praiano e a "canarinho". No Santos, participou dos gloriosos times das décadas de 50 e 60, e arrolou 23 títulos importantes, além de dezenas de torneios inclusive internacionais. Foi campeão paulista por 9 vezes e este também é o número de títulos conquistados entre 62 3 63, sendo 1 Paulistas, 2 Brasileiros, 2 Copa Libertadores, 2 Mundiais, 1 Rio-SP e 1 Copa do Mundo.

Ao longo de sua jornada, foram 2 campeonatos mundiais, sendo o mais memorável o de 62, pelas circunstâncias do jogo, e por ele, um jogador de defesa, ter sido o responsável pelo gol do título. Foi contra a Checoslováquia (3 x 1), e de cabeça.

Parabéns Zito, você realmente merece nossa devoção, pois nos alimentamos de seus feitos.

Resposta:
José Ely de Miranda, Zito e 7 copas (3 Copas do Mundo e 4 Copas Libertadores).

Vencedores:

1) Reginaldo - 27/09/2011 19:36:24
2) Esther Oliveira - 20:26:11
3) Deyvson Silva Soares - 20:26:14
4) Diego de Souza - 20:26:23
5) Igli - 20:26:34
Parabéns aos vencedores!
Valeu o esforço final, pois foi por pouco que só teríamos 1 vencedor!