quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pergunta 1 - AZEROX ECO - Gincana 2012

PERGUNTA 1 - Qual conjunto de ilhas corre o risco de inundar caso ocorra um aumento de 1,5ºC na temperatura do planeta?



RESPOSTA: ILHAS MALDIVAS.

VENCEDOR: Andreas R. Weber (22:40:00).
Segundo lugar: Igli Lima (22:40:31) - PARABÉNS! 

As ilhas Maldivas, assim como outros arquipélagos e até mesmo a costa marítima sofrerão intensamente com o aumento dos níveis dos oceanos. 

Os cientistas estão desenvolvendo permanentemente diversas pesquisas para entenderem como se dará a dinâmica ambiental no decorrer dessa mudança que é gradativa, mas crescente. 

Como já devem ter ouvido bastante, a responsabilidade pelo controle das mudanças climáticas que afetarão a vida dos seres humanos em seus mais variados aspectos, assim como das demais espécies está focado nos governos de todas as esferas (federais, estaduais e municipais, dentre outras organizações político-administrativas espalhadas pelo mundo). 

No entanto, não tenham dúvidas de que o controle que precisa ser feito está em nossas mãos! O papel dos governos é de condução da vida das pessoas conforme suas necessidades e demandas. Precisamos ficar atentos, pois muitos governos "se escondem" atrás das nossas necessidades e demandas para aprovarem leis e normas diversas que nem sempre correspondem às necessidades coletivas e em consonância com a capacidade de renovação dos recursos naturais que utilizamos para viver. 

Por isso, conclamamos todos os azeradores a optarem por um estilo de vida mais equilibrado no que diz respeito, principalmente, ao consumo de supérfluos e ao uso de veículos que geram muitos resíduos, assim como os cuidados que DEVEMOS ter com esses resíduos que produzimos, tanto os descartáveis como os recicláveis. 

A saúde do planeta e a continuidade da vida é responsabilidade de cada um nós!

Se tivermos comprometimento com questão em relação as nossas próprias vidas e de nossas famílias já ajudará bastante com o controle que os governos terão que fortalecer nos próximos anos. 

Toda essa discussão começou em meados da década de 70 quando da realização da ECO 92 e agora vai se repetir na RIO+20. 

Devemos lembrar que os alertas sobre a necessidade de proteção do planeta devido ao desenvolvimento não sustentável começou até um pouco antes da década de 70 com os alertas dados pela pesquisadora Rachel Carson. Lembram dela? Personagem de uma das perguntas da gincana 2011. Ela denunciou o uso indiscriminado de agrotóxicos nas produções agrícolas e suas consequências, por meio da obra Silent Spring (Primavera Silenciosa), levando os Estados Unidos na época a controlar o uso dos venenos para o combate de pragas nas lavouras. 

Agora é com a gente! VAMOS NESSA!