quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Pergunta 2 - AZEROX ECO - Gincana 2012

Após análise do Rascunho Zero (documento base da Rio+20) um membro do governo afirmou que o Brasil deverá ter uma postura 'ambiciosa' durante o evento.

PERGUNTA 2: Quem é esse membro? Qual posição ele ocupa no governo e em qual pasta? Com qual Ministério foi feita análise do referido documento?



RESPOSTA: Antonio Patriota. Ministro. Ministério das Relações Exteriores. Ministério do Meio Ambiente.

1º vencedor: José Alexandre de Almeida (22:33:21).

2º vencedor: Igli (22:33:36).


Fonte: revista Science citada pelo jornal eletrônico ambientebrasil. link para a notícia:
http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2012/02/09/79925-gelo-derretido-entre-2003-e-2010-poderia-inundar-os-eua-diz-estudo.html

 

Os ministros ficaram 'insatisfeitos' com o conteúdo do documento, pois acreditam que pelo que já foi alcançado em conhecimento e ações poderíamos melhorar as proposições relacionadas com os direitos humanos, agenda social, gestão governamental e florestas. 

Chamaram atenção para a necessidade do documento ser claro em seus objetivos para o alcance do desenvolvimento sustentável pelos países signatários.

Uma coisa que nos chamou atenção é que os ministros, apesar de acharem que 'ainda há muito o que fazer', se referiram ao Brasil como um país em destaque quando o assunto é desenvolvimento sustentável. 

Será?! 

Entendemos que o Brasil muito avançou em pesquisas sobre a questão, mas na prática não tem recebido a devida atenção para formulação e, mais importante, execução de planos, programas ou projetos que garantam o desenvolvimento econômico com ganhos sociais e ao mesmo tempo a manutenção dos sistemas naturais. 

E vocês, o que acham?!