terça-feira, 25 de junho de 2013

WWF - JMJ e WWF trabalham juntas por uma mensagem de sustentabilidade

JMJ e WWF trabalham juntas por uma mensagem de sustentabilidade
Noticias do site da JMJ:
http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/2489/jmj-e-wwf-trabalham-juntas-por-uma-mensagem-de-sustentabilidade

24/06/2013 - JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 selou uma parceria com a ONG internacional WWF para fomentar a educação ecológica dos jovens e discutir a sustentabilid
ade do evento. A ONG vai produzir uma série de cinco vídeos com temas sobre meio ambiente, água, biodiversidade e pessoa, mudanças climáticas e energia sustentável e Amazonas. O objetivo é inspirar na juventude uma consciência ambiental.

Segundo o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, desde o início da preparação, a Jornada é planejada com uma preocupação com a sustentabilidade. “Há um estudo para que, além da educação ambiental dos jovens, a Jornada seja sustentável. Ela está sendo feita para que seja um modelo para outros eventos. São várias as iniciativas que estão se conjugando em vista deste objetivo”, disse durante reunião com representantes da ONG no COL nesta segunda-feira, 24.

Além da produção dos vídeos, o WWF vai participar de um painel sobre meio ambiente, religião e juventude no Fórum Social da Juventude durante a JMJ. Organizado pela Pastoral da Juventude e a Secretaria de Estado da Juventude do Rio de Janeiro, o Fórum vai ser realizado no Espaço Cidadania no centro da cidade. O painel do WWF será no dia 25 de julho, de 10h às 12h. Cerca de 3mil peregrinos são esperados no Fórum.

Água, Fonte de Vida

O segundo vídeo da série tem como tema a água. Com imagens lúdicas da água, o vídeo busca despertar a noção da necessidade de preservá-la, já que apenas 1% da água do planeta é potável e está disponível na superfície.

“Elemento mais importante da natureza, ela merece um vídeo próprio e a mensagem de que se trata, agora e sempre, da fonte de vida”, explica a nota de explicação da ONG. O primeiro teve como tema o Dia Mundial do Meio Ambiente.